Sistemas desenvolvidos pela Temon são aplicados em novo hospital da Rede D’Or

Tecnologia de ponta garante às instalações do Hospital São Luiz, em São Caetano (SP), inovação e funcionalidade 

São Paulo, junho de 2017 – A Rede D’Or inaugura este mês o Hospital e Maternidade São Luiz, em São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo (SP), cujo projeto abarca o que há de mais inovador em processos de engenharia. À Temon, coube o desenvolvimento dos sistemas hidráulicos, elétrico e de proteção e combate a incêndio. A empresa atua na obra desde 2015 e, neste momento, trabalha nas adequações necessárias para o pleno funcionamento da unidade de saúde.

Para Álvaro Assumpção, presidente da Temon, a primeira parceria entre a empresa e a operadora de hospitais Rede D’Or ratifica a excelência da companhia em aplicar, de forma customizada, os sistemas adequados a cada nicho de mercado atendido. “Nesses 40 anos de atuação, o foco da Temon sempre foi fornecer tecnologia de ponta e empenhar nossas equipes para atender e superar as expectativas de nossos clientes. A constante capacitação dos colaboradores – desde o escritório ao canteiro de obras – nos permite oferecer ao mercado projetos diferenciados e funcionais”, destaca.

Para as instalações do Hospital e Maternidade São Luiz, a Temon lançou mão de um dos seus diferenciais: o sistema em Revit (3D). O recurso foi aplicado em todo o planejamento, como por exemplo, no dispositivo de sprinklers (utilizado no combate a incêndios) e nos hidrantes. Como se trata de uma unidade de saúde, todos os projetos executados pela empresa precisaram acompanhar as inovações da chamada “tecnologia hospitalar”, o que exigiu do corpo técnico da companhia empenho e preparo alinhados às exigências que o segmento estabelece. 

O projeto

O projeto da unidade de saúde apresentou características bastante distintas. A arquitetura, por exemplo, não apresentava espaço físico apropriado para toda a gama de instalações e foi necessário compatibilizá-las com outras empresas envolvidas na obra. Por se tratar de um mercado com inovações constantes de equipamentos, alguns ajustes aconteceram quase que semanalmente. Durante todo o processo, a equipe da Temon precisou acrescentar novos sistemas ao escopo original, além de agregar dispositivos específicos para garantir o perfeito funcionamento da implantação. Exemplos são as instalações desenvolvidas para ambientes como as salas cirúrgicas, de ressonância e hemodinâmica.

No auge dos trabalhos a obra contou com mais de 120 colaboradores, grande parte, mão de obra local. O projeto teve também a participação da equipe de produção que atuou com o time de planejamento. O trabalho conjunto visou a otimização dos procedimentos aplicados às instalações. Como em todos os projetos executados pela Temon, a construção do Hospital e Maternidade São Luiz envolveu ainda as áreas de gestão da qualidade, segurança do trabalho e da equipe de comissionamento, responsável por aferir durante todo o projeto a funcionalidade dos sistemas e o cumprimento das normas. 

Sobre o Hospital

O Hospital e Maternidade São Luiz, da Rede D’Or, tem estrutura de 37 mil metros quadrados construídos em 15 andares e 294 leitos. A unidade vai prestar atendimento como hospital geral, maternidade, pronto- atendimento adulto, pediátrico e obstétrico e conta ainda com UTIs adulta e neonatal. São dez salas de cirurgia com equipamentos de ponta, dois centros obstétricos, ambulatório de especialidades e centros cardiológicos e de diagnósticos completos.