Obra da Temon no Trimais Hiper Center Tucuruvi chega à etapa final 

Tecnologia 6D permitiu execução do projeto de maneira muito mais eficiente

Por meio da expertise tecnológica e know how no desenvolvimento de grandes projetos, a Temon, que acaba de completar 42 anos de história, segue fazendo jus à sua liderança no mercado de instalações elétricas e hidráulicas. No segundo semestre deste ano, a empresa brasileira, orgulhosamente, entrega mais uma grande obra, resultado de um projeto inovador e moderno, que, mesmo com todas as adversidades impostas pela Covid-19, chega com êxito à sua etapa final. Trata-se do Trimais Hiper Center Tucuruvi: o novo e mais completo shopping da zona norte de São Paulo.

Nesta obra, considerada de alta complexidade, a Temon forneceu todos os materiais e mão de obra necessários para a completa execução das instalações elétricas, hidráulicas e de detecção e combate a incêndios. Mas a grande novidade do projeto está relacionada ao software utilizado pela Temon para o desenvolvimento: o revit 6D BIM – Building Information Modeling -, que possibilitou a inserção de elementos com características próprias e muito próximas da realidade. A empresa foi uma das primeiras a utilizar a dimensão 6D no desenvolvimento de projetos, o que reforça o compromisso da Temon com a excelência na execução das obras por meio de ferramentas de última geração.

O projeto, que mobilizou mais de 200 profissionais por parte da Temon, compreende um complexo de 120 mil m² formado por dois pavimentos do shopping (aproximadamente 200 lojas); um pavimento do Hipermercado Trimais no Térreo, um pavimento de depósito e central de preparação de carnes no subsolo; cinco pavimentos de estacionamento; um piso Boulevard no 7º pavimento com pista de cooper e área para eventos; um heliponto no 8º pavimento e uma Torre Comercial com 15 andares. A Temon executou, ainda, toda a infraestrutura civil das redes externas enterradas.

Sobre o Revit

Há tempos o Revit faz parte do cotidiano da Temon, que utiliza o programa para apresentações de seus projetos, seja para realizar os passeios virtuais dentro do empreendimento, permitindo a visualização do que será executado, seja para aumentar a interação do cliente com a construção e a instalação.

No mercado de engenharia, o Revit é comumente utilizado no desenvolvimento de projetos e instalações compatibilizadas, reduzindo drasticamente a necessidade de ajustes em campo, com a consequente economia de material e mão de obra. De modo mais amplo, pode ser aplicado na manutenção de construções em operação e na tomada de decisões frente a um novo projeto. Na prática, o programa possibilita que o processo de tomada de decisão ocorra onde custa menos: no projeto e no planejamento da obra. Assim, são evitados problemas que seriam verificados apenas em campo, gerando impacto direto no tempo de execução e no aproveitamento racional de material

 “Sem dúvidas se trata de uma das maiores obras da Temon, da qual temos muito orgulho. A utilização do software 6D nos possibilitou inserir elementos em tamanho real para compatibilização, além de ter acesso a uma série de informações fundamentais que nos permitiram planejar, controlar e executar essa obra de uma maneira muito eficiente e precisa”, disse Dênis Segura, diretor de operações da Temon.